segunda-feira, 18 de abril de 2011

1º PALANQUE DE LEITURA


                     TARDE CULTURAL NA ESCOLA LEÔNIA.


               A Escola Municipal Leônia Gurgel Fernandes de Azevedo realizou dia 16 de Abril de 2011 o seu PALANQUE DE LEITURA, uma tarde cultural realizada pela Equipe Pedagógica, Professores, alunos e consagrada pela presença dos Poetas Populares José Monteiro, Damião da Silva e a Presidenta do Clube Amantes da Poesia Leto Fernandes e responsável pelo Projeto Viola na Escola Socorro Fernandes, alguns alunos participaram também com suas poesias, tivemos a presença do Sr Cassiano Fernandes autor de três livros, o escritor e poeta João Joaci (Seu João do Posto), Dona Conceição Fernandes professora aposentada e ex- Vice Diretora da Escola Estadual Antonio Carlos a mesma nos presenteou declamando uma poesia muito bela,
 teve a presença de Jéssica Marisa professora e poetisa e ex-aluna da Escola Municipal Giselda Fernandes Soares a mesma declamou poesias de sua autoria que ganharam concurso norte rio-grandense teve também a participação do Professor Eloi que com sua poesia e o seu jeito particular de contar histórias fez uma belíssima apresentação. E assim foi a nossa tarde Cultural com o nosso PALANQUE DE LEITURA. Agradecemos honrosamente a participação de todos no evento.

sábado, 16 de abril de 2011

1º PALANQUE DE LEITURA


                                 Uma tarde de muita poesia na Escola Municipal Profª Leônia Gurgel.





















Alunos e professores do 6º ao 9º ano da escola desenvolveram um trabalho literário rico em poesia nesta tarde.

A escola Leonia Gurgel desenvolveu atividades positivas de combate ao dengue.













quinta-feira, 14 de abril de 2011

Planejamentos

O planejamento não deve ser tomado apenas como um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma experiência superior ou menos de alguma instância externa à instituição. Ao contrário, ele deve ser compreendido como mecanismo de mobilização e articulação dos diferentes sujeitos, segmentos e setores que constituem essa instituição e participação da mesma.
Veja o que de melhor aconteceu no nosso planejamento dessa semana.



 Para refletir...
     O PALHAÇO GEOMÉTRICO
Era uma vez um círculo grande que vivia no Jardim das Formas Geométricas, mas sentia-se muito triste e só. Um dia cansado de não fazer nada começou a chorar. Perto dele viviam outros dois círculos que costumavam brincar juntos, e ao ouvir alguém chorar, resolveram procurar quem estaria assim tão triste.
Ah! Exclamam admirados: - Olha um círculo como nós, mas maior.
-Oh Amigo, precisa de ajuda?
-Nem queiram saber, se preciso claro que preciso. Não sei o que hei-de fazer, estou aqui para  ninguém quer saber de mim.
-Não diga isso, que não é nada verdade. Cá estamos nós para ajudar. Vamos dar um salto e vamos ficar sempre contigo e seremos os teus olhos, disseram os círculos pequeninos.
-Mesmo assim, ainda estou triste, só tenho olhos, e continuo a chorar.
Também por ali brincava um quadrado que preocupado com o choro que ouvia, logo tentou ajudar, e ao ver o circulo grande tão triste perguntou:
-Que se passa? Porque choras tu?
-Oh então tu não percebes? Só tenho olhos, respondeu o circulo grande.
-Ai é por isso que estás tão triste? Não te preocupes que eu fico todo contente por te ajudar. Queres que eu seja o teu nariz?Perguntou o quadrado
- Estás a brincar?
 Disse o círculo.
-Não é a sério, até vais conseguir respirar e tudo..., disse o quadrado
-Pois, mas ainda me falta a boca. Até aqui me percebes só pela expressão do meu olhar, mas do que eu gostava era de falar mesmo de verdade.
Parecia magia, se calhar era por ser Carnaval. Por ali passava também um retângulo todo vaidoso, com os seus quatro lados, iguais dois a dois e disse:
-Pareceu-me ouvir alguém dizer que precisava de uma boca?Pois cá estou eu prontinho para me transformar em boca. Quem quer?
-Eu quero, eu quero, disse logo o círculo grande, e logo retângulo se transformou numa grande boca.
Mas ainda não estava contente, sentia que lhe faltava alguma coisa. Seria o cabelo?Contente por já ter encontrado tantos amigos, olhou em redor e viu umas outras formas ainda desconhecidas andarem por ali pelo jardim a passear.
-Oh amigos; quem são vocês, que ainda não vos conheço? perguntou
-Nós somos os triângulos, porquê, precisas de nós para alguma coisa?
-Claro que sim, disse logo o nosso amigo Círculo, não querem ser o meu cabelo?
-O teu cabelo...olha até devia ser engraçado, passear na tua cabeça, andar ao vento. Conta conosco. Vamos já colarmo-nos à tua cabeça.
Contentes foram todos passear pelo jardim das Formas. Estava um dia bonito, cheio de sol, quentinho...até que de repente o quadrado nariz começou a espirrar: Atchim...atchim,
-Ah estou tão, disse o círculo, que já não era círculo, mas uma cara...e agora?
-Agora, olha, cá estou para te ajudar, disse um triângulo grande. Queres que seja o teu chapéu para te proteger do sol?
-Que bom,  tantos amigos, agora já posso continuar o meu passeio aqui pelo jardim, até parece que tenho cara de uma pessoa.
Continuaram o seu passeio lá pelo seu Jardim, eis senão quando de repente, viram uma loja que na montra tinha um espelho. Admirado, parou e disse: Ah!!!     Que giro que eu sou. Afinal sou um Palhaço, mas um Palhaço especial: sou o Palhaço Geométrico.
De dentro da montra ouviram-se ainda umas vozes que lhe perguntaram:
- Queres ficar ainda mais bonito? Pois bem. Vamos fazer-te uma surpresa. Fecha os olhos. Da montra saltaram dois triângulos e um círculo, juntaram-se, formaram um bonito laçarote, e então sim o nosso Palhaço Geométrico passou a ser O Palhaço Geométrico Vaidoso.

Por Rizolene Caraúbas- abril de 2011

Atividades

No horário cívico alusivas as datas comemorativas do mês, foi a vez de homenagiar o Dia Mundial da Saúde, que foi no dia 07 de abril, na ocasião as tias Ceição e Solange, prepararam um verdadeiro banquete para demostrar aos nossos pequeninos o que devemos fazer para ter uma vida saudável.
Desde a higiene bucal, pessoal ao que vai para nossa mesa, devemos ser vigilantes, pois precisamos desses cuidados para termos uma boa saúde.
Confira o que de melhor aconteceu em homenagem ao Dia Mundial da Saúde...




quarta-feira, 6 de abril de 2011

A ESCOLA LEÔNIA PARTICIPA DA CAMPANHA CONTRA DENGUE, REALIZADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

Toda a escola está durante toda a semana realizando atividades que alertem a população como fazer para evitar a dengue, principalmente no bairro onde se situa. As atividades tiveram inicio dia 04 e serão encerradas no dia 08. Traremos maiores informações com fotografias.

Postado: Ireide Menezes.

ESCOLA LEÔNIA GURGEL APLICA A PROVINHA BRASIL COM SEUS ALUNOS DO 2º ANO.

Foi aplicada na manhã do dia 06/04 a provinha Brasil na Escola Leônia pela professora Zenobia Vieira aos sus alunos do 2º ano do Ensino fundamental. A mesma é um instrumento pedagógico que não tem finalidades classificatórias, e que objetiva fazer um diagnóstico a partir da avaliação do nível de alfabetização dos alunos.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Comunicado


NOTA DE PESAR

A família do Centro Municipal de Ensino Infantil Maria Madalena Rozendo, comunica com pesar o falecimento da aluna que cursava o 2° Período do turno vespertino DÁFILA VANIELY PEREIRA GURGEL, filha da Srª Genária Pereira e Waldik Gurgel de Oliveira,bem como sua vó e sua tia, ocorrido ontem (domingo), por volta das 17:00h. Comunicamos a comunidade escolar que não haverá aula hoje no turno vespertino e convidamos os pais, alunos e funcionários para o seu sepultamento que realizar-se-á hoje (segunda-feira, 04/04), às 16:00h.
Aos familiares de DÁFILA VANIELY PEREIRA GURGEL, os sinceros votos de solidariedade, neste momento de dor e saudade.

sábado, 2 de abril de 2011

Atividades

Visando o patriotismo de nossas crianças, estamos dando continuidade ao projeto Hora Cívica que visa o preparo da criança para o exercício da cidadania. Toda quinta nos turnos matutino e vespertino nossos pequeninos se reunem para cantar o hino nacional entre outros e apresentar uma atividade cultural com relação a uma data comemorativa da semana.
Veja o que de melhor aconteceu na comemoração a semana da biblioteca.










Por Rizolene